Ah, o Verão! O sol, o calor, os céus azuis e os dias longos! Num país como o nosso, à beira mar plantado, não há nada como um belo dia de praia para relaxar corpo e mente. É também um novo ambiente para o seu bebé, desafiante, uma sobrecarga sensorial que ele certamente adorará!

Para não se sentir intimidado pelo aparente desafio das primeiras visitas do seu bebé à praia, deixamos aqui uma lista de aspetos a não esquecer durante esse passeio. Siga estes conselhos e tudo correrá pelo melhor!

 

Proteja o bebé do sol

O sol é o maior inimigo do seu bebé num dia de praia! O contacto prolongado com radiação solar direta pode ter efeitos indesejáveis na pele do seu bebé e promover a desidratação do corpo. É, por isso, importante utilizar uma barreira, como um guarda-sol ou uma tenda com proteção UV, para proteger o seu bebé da radiação direta. Também deverá estar “equipado” com roupa leve, não muito quente, que ajude a complementar o trabalho do guarda-sol, e que o proteja de radiação refletida pela areia. Outros acessórios como chapéus ou bonés são importantes, bem como óculos de sol para a proteção dos olhos.

Aconselhamos, também, que espere até ao seu bebé estar preparado para ir para a praia. Apesar da sua aparência inofensiva, este sítio repleto de areia e bastante exposto ao sol pode ser agressivo para a pele do seu bebé. As queimaduras solares e a desidratação são algo a evitar.

Aconselhe-se com o pediatra do seu bebé sobre a altura mais apropriada para os primeiros banhos de sol e mar!

 

Aplique protetor solar

Para além de todas as precauções faladas no ponto anterior, nunca deverá faltar o famoso protetor solar! Algumas marcas têm protetores solares desenvolvidos especificamente para crianças, mas aconselhe-se com um farmacêutico ou pediatra antes de comprar sobre qual o melhor protetor solar a utilizar. Fator de proteção acima de 50 e resistência à água são algumas das caraterísticas que deve procurar. Apesar disso, aplique-o de 2 em 2 horas e cada vez que o bebé vá até à água.

Por vezes, não é aconselhada a aplicação de protetores solares em bebés com menos de 6 meses de idade, dado que pode causar irritações ou alergias. Tenha isso em atenção e, mais uma vez, informe-se junto de um farmacêutico ou pediatra.

 

Evite as horas de maior intensidade solar

Mesmo depois de todos os cuidados com a proteção solar, deve ainda ter em atenção as horas em que se aventura numa ida à praia. Assim, evite ir para a praia perto das horas consideradas de maior intensidade solar (entre as 11 e as 16 horas) e opte antes pelo ar fresco da manhã ou aprecie a cores do pôr do sol!

Tome especial atenção à temperatura corporal do bebé, porque mesmo durante estas horas menos quentes do dia, o corpo deles pode ainda ter alguma dificuldade em regular-se e manter-se fresco.

 

O primeiro encontro com o mar

Antes de o acompanhar para dentro de água pela primeira vez, deixe-o estar algum tempo na zona de areia molhada. Desta forma, o bebé terá tempo para se ambientar e relaxar antes de se aventurar no mar. Não o force nem o puxe para entrar, deixe-o habituar-se lentamente à água e à sua agitação e temperatura. Quando o sentir relaxado e pronto, segure o seu bebé nos braços e entre lentamente para a água sempre com atenção à ondulação e ao comportamento do mar.

O contacto com a água deve ser levado até onde a criança se sentir confortável, e nada mais. Divirta-se com o seu bebé e use este tempo para criar laços e memórias! No entanto, qualquer sensação de insegurança ou choro deve ser ouvida e deve dar por terminada a brincadeira. É imperativo que o bebé esteja a disfrutar da experiência para que associe o oceano a boas e divertidas memórias.

Durante todo este processo, esteja também atento à temperatura corporal do bebé, pois as águas atlânticas podem ser bastante frias e um desafio para o seu pequeno corpo.

 

Dormir a sesta

A diversão é muita e a experiência é nova! Há tanto para explorar, ver, ouvir e cheirar! No entanto, se o horário de praia coincidir com o horário da sesta do bebé, deve tentar que ele durma. Pode ser difícil, num ambiente tão novo e diferente como este é muitas vezes complicado acalmar o bebé até um estado de relaxamento e sono, mas é possível e tanto o bebé como os pais beneficiariam desses momentos de maior tranquilidade. Aconselhamos a que leve consigo um lençol e um brinquedo ou um companheiro de sesta preferido do bebé, de forma a maximizar as suas hipóteses de conseguir ter um bebé a dormir profundamente na praia.

 

 

Bem sabemos que falámos muito do sol! “Cuidado com o sol, olhe lá o sol, cuidado com a radiação solar…” Mas nunca é demais sublinhar os malefícios de uma exposição prolongada ao sol, principalmente durante os primeiros anos de vida!

Por isso, para disfrutar de um dia de praia maravilhoso lembre-se: cuidado com o sol, mantenha o seu bebé hidratado com bastante água mineral, dê-lhe o tempo que ele precisa até se aventurar no oceano e deixe-o dormir. Sair-se-á lindamente!

Ah, e quase me esquecia, uma dica de bónus! Não gosta de levar metade da areia da praia para casa? Use pó de talco e verá como é fácil tirar a areia! Borrife a pele do bebé e passe a mão suavemente. A areia fica na praia e o seu bebé vai (quase) limpo para casa.

 

Divirtam-se!


Nenhum cometário ainda.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Website Field Is Optional.

MensagemMensagem
Your NameYour Name
E-mailE-mail
WEBSITEWEBSITE