Aqui no Mundo Triboo, gostamos de relaxar num ambiente onde o arvoredo predomina a paisagem e a relva cobre o chão. Onde as flores florescem, os pássaros chilreiam e todos os animais animam o ambiente de uma vida sem igual. E não existe melhor maneira de se integrar neste meio do que uns dias de campismo!

Quer seja um campista experiente, ou vá aventurar-se pela primeira vez, este artigo promete deixar algumas dicas que tornarão mais agradável toda a sua experiência e, como não podia deixar de ser, a experiência das crianças que o acompanharão!

 

A tenda

Acredito que um dos mistérios mais cerrados da ciência é o crescimento exponencial das crianças quando entram num estado de sono profundo! Não, não falo do desenvolvimento corporal potenciado por uma boa noite de sono, nada disso… falo da forma como um pequeno ser humano, durante o sono, é capaz de ocupar facilmente o espaço de dois adultos! Aconselho-o, assim, a garantir que a tenda que leva consigo é grande o suficiente para os ocupantes, tendo em conta que algum espaço extra é sempre bastante útil.

Depois de escolher a tenda que vai levar, procure familiarizar-se com o processo de montagem antes de se lançar à aventura, de forma a garantir uma instalação eficiente e evitar frustrações. Aproveite este tempo para verificar o estado da tenda e a sua impermeabilidade. E enquanto que as crianças mais graúdas poderão sempre ajudar na montagem da tenda, os mais pequenos poderão não estar interessados no processo ou, talvez pior ainda, tornar tudo bem mais moroso. Planear brincadeiras que eles possam levar a cabo enquanto monta a tenda será a melhor forma de maximizar as suas hipóteses de “começar com o pé direito”.

Em alternativa à tenda, poderá escolher outro tipo de acomodações que serão um ótimo compromisso entre as comodidades do mundo moderno e o contacto íntimo com a natureza!

 

Organização

A organização é um aspeto chave na criação de uma experiência de campismo agradável. O seu local de campismo deve ser como uma casa longe de casa e, como tal, deve ter todos os itens acessíveis e em locais bem definidos.

Aconselhamos, assim, um sistema de organização que tenha por base a utilização de recipientes transparentes etiquetados por categorias, para rápida identificação do seu conteúdo. Quais categorias? Aqui no Mundo Triboo utilizamos as seguintes:

  • Utensílios de cozinha;
  • Comida e Aperitivos;
  • Higiene e Banho;
  • Brinquedos;
  • Dormida;
  • Roupa;
  • Entertenimento;

Este método não só o ajuda na altura de procurar os utensílios que precisa durante o acampamento, mas também será extremamente útil na arrumação de tudo o que foi levado, quando chegar a casa.

Assim, um pouco de organização fará toda a diferença! Tornará toda a experiência mais agradável e permitir-lhe-á poupar tempo precioso que poderá utilizar na criação de experiência e memórias com aqueles que mais ama!

 

Jogos e Brincadeiras

E por falar “na criação de experiência e memórias com aqueles que mais ama”, aproveite este tempo para brincar com os mais novos! O tempo dilata para as crianças quando estão longe de todos os brinquedos, jogos e ocupações que costumam encontrar em casa.

É, assim, importante ocupar a mente dos mais novos com atividades lúdicas e, para isso, pode tomar partido do ambiente que o rodeia. Está repleto de novas cores, novos odores, novos sons, e é o ambiente perfeito para experimentar algumas brincadeiras com eles.

Tente, por exemplo, uma caça ao tesouro! Junte os participantes em equipas: as crianças deverão estar acompanhadas por um adulto e todos deverão estar equipados com Walkie-Talkies, por questões de segurança. O objetivo será encontrar um certo tipo de flores, folhas, insetos e/ou outro qualquer produto da Natureza, colecioná-lo e levá-lo para o local do acampamento num certo limite de tempo. A equipa que mais itens recolher será a vencedora! Poderá, também, modernizar o jogo e alargar o leque de possíveis itens a encontrar. Para isso, o objetivo do jogo é, em vez de recolher, fotografar flores, um certo tipo de árvores e/ou algum animal, por exemplo.

Quando o sol desaparecer, poderá optar por contar histórias e lendas, transportando assim as crianças para um mundo mágico e imaginário! Certamente soltará gargalhadas e despertará a curiosidade dos mais novos! Com algumas lâmpadas LED portáteis estrategicamente colocadas, pode replicar o efeito luminoso de uma fogueira, e criar um ambiente mais propício à partilha dessas histórias.

 

Permita-se desistir

Considere manter-se relativamente perto de casa quando for acampar pela primeira vez com os seus filhos. Caso eles não consigam relaxar, dormir, ou não se sintam bem naquele ambiente, não há necessidade de forçar a experiência e pode simplesmente regressar a casa. O objetivo de acampar em família é passar um bom tempo, criar memórias, fortalecer laços, e nada disso é possível quando alguém não se sente bem. Sinta-se livre para desistir, certamente existirão outras oportunidades para tentar novamente acampar em família!

 

Portugal tem sítios incríveis a explorar, e a prática de campismo deve ser das melhores formas de o fazer! Caso decida acampar à beira-mar, divirta-se na areia com os nossos produtos de Verão!

Parta à aventura, divirta-se, crie memórias e mantenha-se seguro!

 

 

Fotografia por : Rawpixel.com


Nenhum cometário ainda.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Website Field Is Optional.

MensagemMensagem
Your NameYour Name
E-mailE-mail
WEBSITEWEBSITE