Intimidade e contato com a pele são os presentes mais preciosos que podemos dar aos nossos bebés. O toque estimula-os e é essencial ao seu crescimento e desenvolvimento. A massagem é uma ótima maneira de se relacionar com o seu bebé e expressar o amor e carinho que sente por ele. É também uma forma de confortar o bebé quando está agitado pois acalma-o e ajuda-o a dormir melhor.

Para além de acalmar o bebé e ajudá-lo a dormir melhor, a massagem tem outros benefícios não só para os bebés mas também para os pais.

Quais são os benefícios da massagem para o bebé e para os pais?

Aos bebés, a massagem ajuda:

– No ganho de peso, auxiliando a digestão, melhorando a circulação e aliviando a dor da dentição;

– No desenvolvimento mental, social e físico;

– A relaxar e, consequentemente, a chorar menos e a dormir melhor.

Aos pais, a massagem também traz benefícios:

– Aumenta o humor, relaxa e ajuda a fortalecer o seu papel de pai ou mãe.

– Ajuda as mães com depressão pós-parto, ou que estão em risco de depressão, a interagir com seus bebés e assim superar mais facilmente esta fase.

Qual é a melhor altura para massajar o bebé?

Tente escolher um momento entre as refeições do bebé para que ele esteja confortável, sem fome, nem enfartado. O bebé deve estar acordado, alerta e interessado no ambiente à sua volta, pois desta forma poderão interagir melhor.

A massagem também poderá fazer parte da rotina de sono do bebé, depois do banho ou antes da hora de dormir. Isto ajudará a que o bebé relaxe e desligue dos estímulos do dia preparando o momento do descanso.

Do que preciso para começar uma massagem?

É importante encontrar um espaço adequado para massajar o bebé, onde a mãe ou o pai e o bebé se sentirem confortáveis ​​e tranquilos. Verifique se o espaço está suficientemente aquecido (cerca de 24ºC).

Deite o seu bebé sobre um trocador embrulhado numa toalha ou lençol. Poderá optar por descobrir as partes do corpo que for massajando ou descobrir o bebé totalmente para facilitar a massagem.

Como este é um momento especial para si e para o bebé, certifique-se que não haja distrações no espaço e, caso goste, ponha a tocar uma música relaxante, baixa o suficiente para que o seu bebé possa ouvir a sua voz.

No que respeita aos acessórios, siga a checklist abaixo para que tenha tudo à mão:

Óleo de massagem ou um creme emoliente;

Manta ou swaddle de musselina para aconchegar o seu bebé e limpar quaisquer acidentes;

– Roupa para vestir o seu bebé depois da massagem;

– Kit habitual de muda da fralda.

Usar óleo ou creme facilitará o deslize das suas mãos sobre a pele do bebé e poderá ser mais relaxante para o bebé. Escolha um óleo ou creme dermatologicamente testado e com certificado biológico.

Os óleos com alto teor de ácido linoleico, como o óleo de cártamo, são mais gentis para a pele do bebé do que os óleos ricos em ácido oleico, como o azeite de oliva.

Qualquer que seja o óleo ou creme o melhor é aplicar um pouco na pele do bebé no dia anterior para despistar qualquer reacção indesejada.

Como devo massajar o bebé?

Deixamos-lhe algumas dicas sobre como massajar o bebé e tornar esta rotina num momento especial a dois.

  • Aqueça um pouco de óleo ou creme nas mãos esfregando-o entre as palmas das mãos.
  • Gentilmente esfregue-o na pele do bebé, começando pelas pernas.
  • Percorra uma perna de cada vez com as mãos, apertando levemente.
  • Para o peito e a barriga do bebé, posicione as mãos gentilmente no centro do corpo e abra-as para a cada um dos lados com uma leve pressão como se estivesse achatando as páginas de um livro.
  • Use as pontas dos dedos para traçar pequenos círculos.
  • Continue enquanto seu bebé estiver a gostar.

É importante saber interpretar os sinais do bebé pois ele irá dizer-lhe quando a massagem tiver de terminar e quais os movimentos que mais gosta ou não. Se o seu bebé começar a chorar durante a massagem, está a transmitir-lhe que é suficiente.

Click no link e conheça os óleos de massagem da Alma Babycare: https://tribookids.com/marca/alma/

 


Nenhum cometário ainda.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Website Field Is Optional.

MensagemMensagem
Your NameYour Name
E-mailE-mail
WEBSITEWEBSITE